Como conferir os recebimentos dos cartões em 3 passos

Atualmente mais de 70% de todas as vendas no comércio são pagas através de algum tipo de cartão.

Conferir os recebimentos dos cartões não é somente saber se está recebendo tudo certo, no decorrer do mês os recebimentos dos cartões formam tendências e padrões que devem ser aproveitados no planejamento do negócio.

Saber quanto recebe diariamente dos cartões é uma informação fundamental para o planejamento de contas a pagar e pode ser a informação que fará a diferença entre trabalhar para pagar as contas ou para ter lucro no final do mês.

A programação dos recebimentos dos cartões permite ver a capacidade que o estabelecimento tem de fazer pagamentos. Muitas vezes o empresário acredita que o estabelecimento possui uma capacidade de fazer pagamentos que na realidade não tem e acaba gastando mais do que pode pagar.

Outro ponto importante é saber se está pagando por serviços que não contratou, como: antecipações de recebimentos, seguros ou taxas e tarifas.

Se você pesquisar no site do Reclame Aqui, poderá ver que são muitas reclamações e com valores altos!

Fatores que podem prejudicar os recebimentos:

  • Erros de captura de dados.
  • Erros de transmissão de dados.
  • Erros de taxas e tarifas.
  • Chargeback – cancelamento de venda.
  • Tarifas cobradas em duplicidade.
  • Fraudes.

De nada adianta trabalhar direito e economizar se tiver uma torneira aberta levando o lucro da empresa.

Veja o caminho que o dinheiro faz da maquininha até sua conta no banco.

OS 3 TIPOS DE CARTÕES MAIS USADOS

 

Cartões de Débito: após a venda, são descontadas as taxas e o valor é creditado em um dia útil.
 
Cartões de Crédito: após a venda, são descontadas as taxas e o valor é creditado em 30 ou 31 dias corridos.  
 
Cartões Benefício: os recebimentos podem ser semelhantes aos cartões de crédito ou podem ser acumulados semanalmente formando blocos de recebimentos, algumas operadoras cobram o DOC nos depósitos, veja o vídeo para entender melhor.

 

VEJA O VÍDEO E ENTENDA AS DIFERENÇAS DOS CARTÕES

Intuitivo e Muito Fácil de Usar é o Sistema Mais Barato do Mercado

Confira os cartões em 3 passos

 

1 –  FECHE O CAIXA DO ESTABELECIMENTO E CONFIRA SE OS VALORES VENDIDOS FORAM TRANSMITIDOS CORRETAMENTE PARA OS SITES DAS OPERADORAS.

 

A conferência dos cartões começa com o fechamento de finalização do dia das maquininhas (terminais eletrônicos POS).

Sempre faça as finalizações dos POS (maquininhas) no final do dia, isso é importante por dois motivos: o primeiro motivo é para poder conferir se os valores que você vendeu batem com os valores que serão transmitidos para as Operadoras, por exemplo: você vendeu R$ 1.250,00 mas no boleto da Finalização do Dia aparece apenas R$ 800,00.

Uma venda pode ser realizada com sucesso e serem impressos as vias do cliente e a do estabelecimento, porém pode ocorrer algum erro e essa venda não aparecer na Finalização do Dia (se isso ocorrer o estabelecimento não recebe o valor dessa venda).

O segundo motivo: é garantir que o lote de vendas do dia seja transmitido no mesmo dia da venda, se você não fizer DIARIAMENTE a Finalização do Dia, pode ser que o lote de vendas do dia seja juntado ao lote do dia seguinte, com isso, você demora mais para receber e dificulta a conferência.

Feche o caixa do estabelecimento e confira se as vendas de cada cartão são iguais aos valores dos boletos de finalização do dia.

RESUMINDO: Sempre faça o fechamento de Finalização do Dia das maquininhas (terminais eletrônicos), isso garante que receberá no prazo e é sua garantia caso algum valor não esteja correto. O primeiro passo é saber se suas vendas batem com os resumos de finalização do dia que serão enviados para os sites das operadoras.

 

2 – ARMAZENAR AS INFORMAÇÕES

 

Após confirmado que as informações foram transmitidas corretamente, agora é necessário registrar as vendas para serem controladas e conferidas futuramente.

As informações que devem ser arquivadas são os valores dos fechamentos dos terminais eletrônicos POS (Maquininhas: Cielo, Rede, etc.) o fechamento contém a soma de todas as vendas do período.

As informações contidas nos boletos, são de valores brutos, sem os descontos das taxas e tarifas.

Os prazos dos recebimentos dos cartões, vão depender de cada bandeira.

É preciso lembrar que cada cartão possui uma taxa e um prazo de recebimento próprio, com isso, é necessário uma planilha que possa lançar os valores líquidos nas datas dos recebimentos corretos.

 

SEMPRE GUARDE OS BOLETOS DAS VENDAS, ELES SÃO AS SUAS PROVAS DE VENDA 

 

IMPORTANTE: Confira regularmente os seus recebimentos, pois algumas operadoras permitem apenas 45 (quarenta e cinco) dias para reclamações.

Aqui estão os verdadeiros valores das suas vendas e que devem corresponder com os valores dos sites dos bancos e das operadoras.

 

3 – CONFERIR SE RECEBEU TUDO CERTO

 

Para conferir se recebeu tudo certo, você precisará de uma planilha que calcule os descontos das taxas de cada operadora, lembrando que cada operadora possui uma politica de desconto e de reembolso de valores próprios.

Neste artigo iremos falar como conferir usando o software Confere Comércio.

O Confere Comércio é um programa intuitivo e muito fácil de usar, em poucos minutos um colaborador faz os lançamentos e você sempre terá as informações para tomar as melhores decisões.

Mude a rotina do estabelecimento e comece a fazer os lançamentos das vendas  no Confere Comércio, existe um sistema em que um colaborador pode fazer os lançamentos do dia, sem ter acesso às informações do programa, assim só você poderá ver as informações do programa.

CONFIRA POR AMOSTRAGEM

O ideal é conferir se todas as vendas foram recebidas, mas você também pode conferir por amostragem. Através do calendário do programa, você saberá os valores previstos que irá receber diariamente, com essas informações você vai fazendo seus pagamentos, caso não tenha o dinheiro previsto na conta do banco, você confere e verifica o que ocorreu.

Se você pegar algum erro, com todas as vendas lançadas, será fácil conferir tudo.

Para conferir usando o Confere Comércio é fácil, escolha o dia que quer conferir no calendário do programa, com dois cliques em cima de um dia do calendário, abrirá a janela com resumo dos valores líquidos que serão recebidos no dia, os valores que aparecem em destaque devem condizer com os extratos bancários. Quando todos os valores forem conferidos o dia do calendário mudará de cor para azul, facilitando visualizar rapidamente os dias conferidos e a conferir.

Com dois cliques em cima de um dia do calendário, aparecerá os valores que devem condizer com os extratos bancários. Em azul os valores conferidos.

No sistema do Confere Comércio, você acompanha todo o trajeto do dinheiro, desde a venda até o recebimento no banco e não precisa deixar as suas informações de vendas ou extratos bancários online.

Clique aqui e saiba mais sobre o Confere Comércio 

 

Intuitivo e Muito Fácil de Usar é o Sistema Mais Barato do Mercado